Frete Internacional: O que é necessário para fazer uma cotação?

2019-01-01T12:26:34-02:001 de janeiro de 2019|Artigos sobre Transportes|
Tempo de leitura: 3 minutos

Ao planejar uma operação de importação ou exportação, é comum que empresas solicitem inúmeras cotações de frete internacional. Assim, podem analisar o preço de cada uma e escolher o agente de carga que oferece melhor relação custo-benefício para ser seu parceiro.

No entanto, para fazer uma cotação, é necessário fornecer diversas informações e documentos sobre as suas mercadorias para o agente de cargas. Só dessa forma eles serão capazes de entender as particularidades da sua demanda e quais variáveis devem ser levadas em consideração para precificar o frete.

Pensando em tornar esse processo mais fácil para você, listamos neste post tudo que você precisa providenciar para fazer um orçamento de frete internacional. Veja só!

 

O que é necessário para cotar um frete internacional?

 

 

Cidade de origem/destino e modal de transporte

As primeiras informações que você precisa definir para orçar um frete internacional são: o ponto de coleta/entrega das mercadorias e o modal escolhido para o seu transporte. Esses detalhes são utilizados pelo agente de carga como a base para precificar a sua demanda.

Se tratando de fretes internacionais via aéreo você precisa colocar o aeroporto da cidade de origem e destino final da carga. Para transportes marítimos, os portos de origem e destino. Para demandas de logística integrada que contemplam mais de um modal, é preciso informar sobre o ponto de coleta e entrega para que o agente de carga possa criar a solução mais adequada para realizar o seu transporte door to door.

 

Prazo de entrega

O prazo de entrega da sua carga é outro fator importante e que pode influenciar no valor total da cotação. Quanto mais urgente for a sua demanda de transporte, mais elevado pode ser o seu valor, visto que o agente de carga precisará providenciar um espaço no próximo navio ou avião disponível para o destino – e as linhas marítimas e aéreas costumam cobrar mais por isso.

 

Dimensões e peso da carga

As dimensões da carga também são muito importantes para definir o preço de transporte de cargas em todos os modais. Tanto as linhas aéreas e marítimas, quanto transportadoras rodoviárias cobram pela distância percorrida x peso e espaço que a carga irá ocupar no avião/navio/carreta. Para receber uma cotação correta, é necessário ser completamente preciso ao fornecer as medidas e o peso das suas mercadorias para o seu agente de carga.

 

Conteúdo/Valor da mercadoria

 

Dependendo do conteúdo das suas mercadorias, o preço de transporte pode ficar mais elevado. O frete internacional de congelados, carga viva ou carga perigosa como explosivos e químicos, por exemplo, pode implicar em valores maiores. Isso ocorre devido a toda a logística necessária para oferecer as condições apropriadas para acomodar esses tipos de mercadorias durante o transporte.

Além disso, o valor da mercadoria também é levado em conta na hora de cotar um frete internacional (incluindo o seguro de cargas). Ou seja, o orçamento do seu transporte será sempre proporcional ao valor dos produtos transportados, e a movimentação de cargas valiosas pode acabar custando caro. Para provar o valor ao seu agente de carga, é necessário apresentar a nota fiscal de todas as mercadorias.

 

Dados cadastrais

 

Para concluir a sua cotação, é necessário também informar os seus dados de contato, como telefone, e-mail e nome da empresa. Esses dados são essenciais para que, uma vez que a cotação estiver pronta, você possa ser contatado com o máximo de agilidade pelo agente de carga. Afinal, quando o assunto é transporte e logística, estamos sempre correndo contra o tempo para garantir que todas as entregas de mercadorias sejam feitas dentro do prazo.

 

Fazendo a cotação do seu frete internacional com o Grupo Serpa, você tem a garantia de resposta rápida e custos competitivos. Nossa equipe está a disposição para entender os detalhes da sua demanda e propor a solução mais adequada para torná-la viável dentro do seu orçamento.

 

 

Compartilhe este artigo!

Ir ao Topo